segunda-feira, 11 de junho de 2012

11º Congresso estadual da CUT


 


 

    CE11ºCUT

SANTA CATARINA

Sob a lembrança e inspirado no espírito de luta e coragem do Professor e vereador de Chapecó, Marcelino Chiarello, realizou-se dia 31/05 e 01,02/06, em Florianópolis o 11º congresso da Cut de Santa Catarina.

Como o Sinte é filiado, e aliás é o maior sindicato de base de Santa Catarina filiado a Cut, teve a representação de 04 professores representando a Regional de SMO.

Dizia o "mártir" chiarello, "só vale apena lutar se for para mudar", nesta linha de pensamento foi discutida a atual conjuntura internacional, com a presença de palestrantes renomados em âmbito nacional, inclusive o presidente nacional da CUT, Sr Artur Henrique e participação de sindicatos de toda América Latina.

Com o objetivo de democratizar a relações de trabalho, garantir e ampliar os direitos, o Congresso tinha uma tarefa ìmpar: refletir e elaborar propostas para o país que queremos para as próximas décadas, a partir da concepção de desenvolvimento, tendo como centro a valorização do trabalho, ampliação do papel redistributivo e democrático. Necessária se faz uma política econômica ousada, que articule as políticas públicas, que o país seja orientado para o desenvolvimento sustentável e caminhe para uma sociedade cada vez mais socialista.

O congresso retomou também o debate da luta pela liberdade e autonomia sindical, única forma que possibilita a livre organização dos trabalhadores., optando pela luta da igualdade que exige ruptura e um conjunto de transformações.

Algumas constatações e reflexões interessantes:

  1. Os grandes projetos nacionais se discute apenas a parte financeira, os lucros que trará, e se esquece de analisar se o trabalhador e principalmente a sociedade terá vantagens;
  2. No Brasil continua muito trabalho escravo e Santa Catarina ocupa o 3º lugar em trabalho escravo no Brasil;
  3. Temos no Brasil ainda 16 milhões de brasileiros vivendo abaixo da pobreza e 102 milhões de pessoas que vivem com menos de R$ 72,00 por mês.....;
  4. O país está em condições de mudanças pois vive a maior crise política da história;
  5. Precisamos opções sólidas que levem adiante as transformações, para que de fato possa ocorrer um desenvolvimento que contemple a sociedade como um todo;
  6. Serão necessárias políticas públicas com ações que busquem a equidade(diminuir as diferenças sociais);
  7. Precisamos de um projeto sustentável sem destruir o meio ambiente(sustentável);
  8. Fundamental será dar mais atenção para a educação, onde hoje se aplica penas 4,2% do PIB e estamos lutando para pelo menos elevar esse percentual para no mínimo a 10%;
  9. A população ainda carece de atendimento digno na saúde..;
  10. Apesar de 9 anos de governo de esquerda no país, não diminuíram as diferenças salariais e impostos;

Em cima destas constatações foi construído um plano de lutas com mais ou menos 100 itens, visando buscar intensificar a caminhada pela democratização de toda a sociedade brasileira.

Nos dias 09 a 13 de julho acontecerá o Congresso Nacional da CUT em são Paulo, onde também teremos representantes do Oeste participando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário