segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Alimentação escolar - decisão do Tribunal Regional Federal.

Alimentação escolar - decisão do Tribunal Regional Federal.


 

APELAÇÃO CÍVEL Nº 5006548-86.2010.404.7200/SC

RELATOR:Juiz Federal JOÃO PEDRO GEBRAN NETO

APELANTE:PEDRO FRANCISCO UCZAI

ADVOGADO:CRISTIAN JESUS DA SILVA

APELADO:ESTADO DE SANTA CATARINA

:FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE

:Secretário de Estado - ESTADO DE SANTA CATARINA - Florianópolis

MPF:MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

EMENTA

AÇÃO POPULAR. EDITAL DE CONCORRÊNCIA Nº 026/2008.

CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS ESPECIALIZADAS. PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NAS UNIDADES DE ENSINO DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SANTA CATARINA. RECURSOS PROVENIENTES DA COTA-PARTE DA CONTRIBUIÇÃO DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO, DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA- FUNDEB E DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR-PNAE.

É indevida a utilização de recursos do FUNDEB no custeio de mão-de-obra em contrato de terceirização da preparação de merenda escolar.

Inviável a utilização de recursos da contribuição social do salário-educação para custeio de mão-de-obra em contrato de terceirização de fornecimento de merenda escolar.

O emprego de recursos do PNAE sem que devidamente cotados, item a item, os alimentos adquiridos, viola o que preconiza o art. 12, §1º, da Resolução FNDE n. 32/2006. A exigência de que os gêneros alimentícios tenham seus preços discriminados item a item se presta ao controle dos recursos públicos, no caso o PNAE, que somente podem ser destinados ao pagamento de alimentos.

Reconhecida a nulidade do Edital de Concorrência nº 026/2008 nulo, por violação aos princípios da moralidade e da probidade administrativa.

ACÓRDÃO

Vistos e relatados estes autos em que são partes as acima indicadas, decide a Egrégia 4a. Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, por unanimidade, negar provimento ao apelo, nos termos do relatório, votos e notas taquigráficas que ficam fazendo parte integrante do presente julgado.

Porto Alegre, 14 de fevereiro de 2012.

Juiz Federal João Pedro Gebran Neto

Relator

Nenhum comentário:

Postar um comentário